sábado, 6 de novembro de 2010

COMO A POESIA PODE REVOLUCIONAR A EDUCAÇÃO

Educar é relativizar o eu humano; é um processo de abertura para o outro. (Jean Jacques Rousseau)

Os professores encontram sérias dificuldades na escolha sobre a melhor estratégia para inserir a poesia em suas aulas. Por que existe essa dificuldade? A resposta é muito simples. Desde a época da ditadura, a poesia e a filosofia, foram quase abolidas das salas de aulas, porque os praticantes se tornavam mais críticos em razão do aumento de conhecimento paralelo que adquiriam. A lacuna de quase cinqüenta anos, fez com que pelo menos duas gerações de educadores não tivessem acesso a essas matérias tão importantes na vida de muitos. Os cientistas descobrem o ápice da tecnologia presente, mas somente os poetas as tornam belas e únicas em seu devido tempo.



Não é a poesia jogada ao léu que mudará a estrutura pedagógica e sim o compromisso de cada profissional com os valores que dão sustentabilidade para a formação humana. Viver é o que desejo ensinar-lhe. Quando sair das minhas mãos, ele não será magistrado, soldado ou sacerdote, ele será antes de tudo, um homem.. (Jean Jacques Rousseau). A poesia é, em primeira instância, o ato de viver com alegria e solidariedade existencial.

Se a base estudantil for alimentada por meio de estímulos eficientes e interativos, teremos, com certeza no futuro, um aumento significativo de novos leitores, principalmente para aqueles que entenderam as dádivas que um livro proporciona. Torna-se importante a adesão da família e educadores, fortalecendo sobretudo o ato do pensar com prazer e evoluir conscientemente

Sugestões práticas para trabalhar com a poesia em sala:

1-Oficinas de poesias e literatura visando aguçar a criatividade e a imaginação de novos pensadores. Um país se constrói com homens e livros (Monteiro Lobato)

As escolas que beberam desta idéia tiveram incríveis resultados, não somente no crescimento intelectual, como também na disciplina de várias matérias, tais como, português, literatura, história, filosofia e artes.

2-Estimular a contação de histórias, realização de recitais, encenação de peças de teatro, utilizando temas construídos pelos próprios alunos. Os professores notarão a expressiva melhoria de repertório vocabular, no diálogo e na oralidade livre e descompromissada.

3-Incentivar e promover concursos internos e externos de eventos coletivos e competições esportivas.

Esse intercâmbio cultural os fará, com certeza, mais próximos e prósperos, todas as vezes que trabalharem em equipe, inserindo sobretudo, a honra, a verdade, a solidariedade e o amor ao próximo.

4-Desenvolver oficinas que agreguem valores, tais como: desenhos artísticos, canto, dança, jornais interno, oficinas manuais e jogos lúdicos. Havendo disposição para essa prática e exercício contribui-se para uma nova safra de preciosos cidadãos.

5-Motivar a participação dos pais, para que eles sintam mais interesse pela escola e pelos filhos. Se a arte for inserida desta forma, nos corações dos jovens, teremos não somente o resgate da poesia inserida como base, mas uma revolução educacional, propriamente dita...

6-Exemplo: Na escola municipal de Curitiba, Papa João XXIII, alguns professores conseguiram experimentar algumas das propostas citadas. Em razão do exercício prático e contínuo, de tais estímulos artísticos com seus educandos, conseguiram a classificação de melhor escola pública em todo estado do Paraná, e a quarta melhor do Brasil. Esta experiência validou-se, depois de cinco anos de muito interesse e dedicação de todos os envolvidos.

7-Para isso é necessário analisar todas as etapas experimentadas. Uma base de ensino bem fortalecida de valores e unidade, será a promessa de um futuro mais justo e humano.

Edifica-se, portanto, o homem, ou desmorona-se o ser.

Sem poesia, seremos viajantes desatentos, sem percebermos a beleza que nos rodeia.


Josias Alcantara é coordenador pedagógico da Luxdere Editora, é poeta, trovador, escritor, professor de oratória, palestrante motivacional, radialista. Tem cinco livros editados: Raízes da Esperança, Raízes do Otimismo, A Força da Liberdade, Jardim do Trovador e A Magia da Expressão Verbal pela Editora Juruá.


Escrito por:

Jocineide Ribeiro (.
Pedagoga da PREFEITURA MUNICIPAL DE JAPERI
terça, 19 de outubro de 2010 - 21:11

Chá de casa nova

Chá de casa nova
um charme só...

Bebesssssss

Bebesssssss
Um encanto de inspirações

Postagens populares

6. SEL SEMINÁRIO EDUCAÇÃO E LEITURA

Foi o maior sucesso! o nosso encontro reuniu diversas pessoas, pesquisadores, professores, estudantes, escritores,amigos. Um mundo de diversidade cultural e profissional. Agradecemos a presença de todos os estados do Brasil e de alguns países. Foi um prazer enorme compartilhar tantos momentos gratificantes e educativos com toda a equipe da organização. Vamos torcer para que o 7 sel possa ser tão prazeroso como este. Feliz 2011!!!!



Claudinha:



Você é uma danada. Já li seu blog, percebo que está se interessando em divulgar eventos acadêmicos atividade que aprendeu na iniciação científica. Parabéns...

A nossa equipe hoje se chama "grupo de pesquisa Ensino de Linguagem, linha de pesquisa: educação, leitura e formação do leitor". Temos fotos ótimas do 6o SEL, depois pegue uma

para você atualizar no blog.

Abraço,

Marly


6. SEMINARIO EDUCAÇÃO E LEITURA

6. SEMINARIO EDUCAÇÃO E LEITURA
Ensino de Linguagem - UFRN

I Mostra de Literatura Surda

I Mostra de Literatura Surda
Escola tecnica federal NATAL-RN 13 de novembro de 2010

BOAS FESTAS!

BOAS FESTAS!
Saúde, Sucesso,Sorrisos

FELIZ 2011!

Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém.

Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim,

e ter paciência para que a vida faça o resto.



William
S.